Seja bem vindo!

Seja bem vindo!
Seja bem vindo!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Brincadeira de Criança...


Para quem vivenciou a infância na década de 90 sabe muito bem que aqueles tempos foram muito divertidos. Era uma época em que em que as crianças de fato eram crianças. Tinha pega-pega, elefante colorido, duro-mole, esconde-esconde, bolinhas de gude, pipas, peão, uma infinidade de brincadeiras...pernas arranhadas, roupas sujas de barro, alguns gritos dos pais...é tem coisas que não mudam....enfim éramos na plenitude da palavra, crianças!!!!!
Pulávamos muros alheios para pegar frutas e corríamos dos cachorros, escorregávamos na lama, e quando enfim veio o asfalto nos arrebentávamos nas decidas das ladeiras com carrinhos de rolimã , mas nem o sangue nas pernas , nem o tampão de dedão arrancado nos paralisava por muito tempo. Tudo era tão colorido, barulhento, as noites de verão pareciam mais quentes, havia mais movimento nas ruas, tudo parecia ter mais vida, e de fato tinha ... era os sons de crianças brincando num imenso colorido que só existia na nossa ótica infantil, claro que os problemas existiam , mas não dávamos tanta importância logo eram esquecidos ao sabor de um pé de moleque, ou gibi e aqueles maravilhosos canudos de leite!!! Até os doces pareciam ser mais doces naquela época...
Hoje alguns anos depois (não tantos é claro), tudo está tão diferente, crianças não correm, não se sujam, algumas (a maioria delas) não sabem , nem tem a mínima idéia do que seja estas brincadeiras que citei a cima . As noites parecem mais curtas e àquele imenso colorido transformou-se num acinzentado.
Ser criança hoje é estar conectado com a net, ter o último video-game da moda, ter equipamentos de última tecnologia. A criança que está no auge da sua infância tem que substituir seu PS2 por um PS3, ou Xbox360.
Claro que você pode se questionar qual o problema disso? que mal há em crianças que não correm pelas ruas ou pela lama? que só interagem com o virtual? talvez isso explique o fato do aumento dos índices de obesidade infantil...claro que quando uma criança joga no computador , muitas vezes tem outra pessoa do outro lado interagindo com ela,mas este contato é tão frio e distante.
Os especialistas em Desenvolvimento Humano, defendem que a interação com o outro é parte vital para este processo. A brincadeira não é em si apenas uma brincadeira, ela nos auxilia no processo de constituição, durante as brincadeiras aprendemos trabalhar em equipe, a dividir, respeitar regras, estabelecer limites, é no contato como o outro que as crianças se descobrem  se constroem, que vão moldando traços de identidade e aprendendo alguns valores que carregarão para toda a vida.... sim a brincadeira é tudo isso além de ser muito divertida!!!
Mas se uma criança passa o dia na frente do computador que troca há? pode haver troca de conhecimento? Sim, pode , mas as relações são muito impessoais. Será que esta criança ira construir um senso de realidade?  ou aprenderá respeitar o espaço do outro, ser honesta e leal uma vez que, os jogos em todo tempo estimula a competição, a vitória sempre e em muitos deles a vitória a qualquer preço?
O fato é que que só teremos certeza do resultado deste mundo imerso no virtual quando as crianças de hoje forem os adultos de amanhã. O fato que eles poderão entender tudo de tecnologia, das linguagens de programação, dos caminhos de uso dos equipamentos de ponta, mas outro por lado poderão ser mais solitárias, mais frias, mais distantes da realidade, menos preocupadas com o próximo... mas isso são só especulações.
Mas seria ótimo sair nas ruas ver crianças "batendo cara" questionando se é para contar até 50 ou 100, atravessando a rua sobre um pé só, ouvir aquele "lá vou eu", o sons de corda batendo no chão, enfim ver crianças sendo crianças de fato, com o sorriso inocente e verdadeiro que só elas são capazes de ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário